quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AQUECIMENTO GLOBAL

Se mundo não agir, mudança climática poderá matar 100 milhões até 2030


Custo para adotar uma economia de baixo carbono é estimado em cerca de 0,5% do PIB mundial

LONDRES - Mais de 100 milhões de pessoas vão morrer e o crescimento econômico global será reduzido em 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2030 se o mundo fracassar no combate às mudanças climáticas, alertou um relatório encomendado por 20 governos divulgado nesta quarta-feira.
À medida que as temperaturas médias globais sobem devido às emissões de gases de efeito estufa, as consequências sobre o planeta, tais como derretimento de calotas de gelo, condições meteorológicas extremas, secas e elevação dos mares, vão ameaçar populações e meios de subsistência, disse o relatório conduzido pela organização humanitária DARA (daraint.org/).
O órgão calculou que 5 milhões de mortes ocorrem a cada ano devido à poluição do ar, fome e doenças como resultado das mudanças climáticas e das economias com uso intenso de carbono, e esse número provavelmente vai subir para 6 milhões por ano até 2030 se os atuais padrões de uso de combustíveis fósseis continuar.
Mais de 90% dessas mortes ocorrerão nos países em desenvolvimento, apontou o relatório, que calculou o impacto humano e econômico da mudança climática em 184 países em 2010 e 2030. O documento foi encomendado pelo Fórum Clima Vulnerável, uma parceria de 20 países em desenvolvimento ameaçados pela mudança climática.
"Uma crise combinada carbono-climática deve custar 100 milhões de vidas entre agora e o final da próxima década", disse o relatório.
O custo de mudar o mundo para uma economia de baixo uso de carbono é estimado em cerca de 0,5% do PIB nesta década.

Contando o custo
A Oxfam Internacional disse que os custos de uma falta de ação política sobre o clima são "surpreendentes".
"As perdas para a agricultura e a pesca sozinhas podem chegar a mais de US$ 500 bilhões por ano até 2030, fortemente concentradas nos países mais pobres, onde milhões dependem desses setores para ganhar a vida", disse o diretor-executivo Jeremy Hobbs.
As temperaturas já subiram cerca de 0,8 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais. Quase 200 nações concordaram em 2010 em limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2 graus Celsius para evitar os impactos perigosos das mudanças climáticas.
Mas cientistas do clima alertam que a chance de limitar o aumento para menos de 2 graus está ficando menor à medida que as emissões globais de gases de efeito estufa aumentam devido à queima de combustíveis fósseis.
As nações mais pobres são as mais vulneráveis, pois enfrentam maior risco de seca, escassez de água, quebra de safra, pobreza e doenças. Em média, elas podem ver uma perda de 11% do PIB até 2030 devido às alterações climáticas.


APÓS A LEITURA DESSA REPORTAGEM, FAÇA O SEU COMENTÁRIO, MOSTRANDO SE VOCÊ ACREDITA QUE HÁ CHANCES DE SE MUDAR ESSA SITUAÇÃO.

26 comentários:

  1. nao pq as pessoas nunca vao entra em consientizaçao pq nao basta menos da metadi com corda e mais da metadi nao
    ass:gabriel-willian4etc

    ResponderExcluir
  2. nao pq as pessoas nunca vao entra em consientizaçao pq nao basta menos da metadi com corda e mais da metadi nao
    ass:jesse lucas roberto borges

    ResponderExcluir
  3. Sim, pois mesmo com o aquecimento global, deveriamos nos preoculpar mais com as estações climáticas, que são Primavera,Verão,Outono e inverno,cuja são estações que mudam a cada Ano,com tudo isso deveriamos penssar mais no aquecimento global.

    Aline Cristina 4ETC

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que as nações mais pobres são as mais vulneráveis, pois enfrentam maior risco de seca, escassez de água, quebra de safra, pobreza e doenças...
    Witallo Augusto conçeição
    4ºETC

    ResponderExcluir
  5. Sim, Eu acho que a chances de mudar essa situação mais uns se preocupão muito e outros nem tanto se não tomarmus uma providencia logo acho que pode ser tarde demais , São piquenas açoes que mudam o mundo se cada um fizer sua parte nois podemos mudar essa situação .

    RAYANE AGATHÂ . 4ETC

    ResponderExcluir
  6. Carlos roberto da siva 4etp Cº Nº8

    A populaçao acaba utilizando muitos automoveis si todos utilizasem o transporte publico seria menos gases poluentes na atmosfera...

    ResponderExcluir
  7. sim concordo que as temperaturas do tempo estão atingindo muito a população devidos o tempo existe tembem muitos lugares em que vemos que o lixo em que as pessoas muitas das vezes acumulam lixos isto também causa muita poluição no meio ambiente , miutas das vezes ate veículos causa poluição no ar .acho que quando estivemos passando por esta mudancas o melhor que fazemos é nos cuidar seja no calor ou no frio

    ResponderExcluir
  8. o poblema e como o mundo vai ter comsiencia para fazer diferença para melhora o aquecimento global com as industria fabricas etc poluindo o meio anbiente
    wevernto silva 4etapac

    ResponderExcluir
  9. Acredito sim, se tomarem uma decisão serta
    podem mudar essa situação. 4 ETAPA SERIE C Laércio

    ResponderExcluir
  10. nao acho que tem jeito porque a poluicao esta cada vez mais grane devidos muitos veiculo no pais provocando toda esta poluicao sem fala na populacao pobre que vivem nas favelas sofrendo com a pobresas e os incedios costatimente. 4etapa c ass; Marilene

    ResponderExcluir
  11. sim acho que tem uma pequena chance de mudança com a ajuda de deus 4 etapa c ass;eliana

    ResponderExcluir
  12. Pela forma que está,as coisas vão piorar cada vez mais.A maioria das pessoas não estão nem ligando com a situação que se encontra nosso mundo.
    Precisamos ter mais conciencia,ter mais contuçãtrução ecologicas mais reciclagem com o nosso lixo,menos carros nas ruas,as empresas teres mais consiencia.E os governantes prestarem mais atenção para esse lado.
    Se bobiar isso pode até acontecer antes do previsto.

    ResponderExcluir
  13. o comentário anterior pertence a Renata 4ETC

    ResponderExcluir
  14. eu acho que otempo esta muito ruim muita poluiçao e esta poluiçao acaba com a saude das pessoas benedita maria apareccida moreira creusa 4tc

    ResponderExcluir
  15. em primeiro lugar eu acho que as pessoas deveriam ter conciencia em tudo que fazem coisas que prejudicam o nosso planeta e pensar em construir um mundo melhor para os nossos filhos e netos mas acredito sim que temos chance de mudar essa situaçao e viver em um mundo melhor ALAIDE 4ETC.

    ResponderExcluir
  16. Não tem como mudar repentinamente pois o efeito estufa esta estruturamente abalado.Se cada um fizer sua parte, sim.Pequenas ações são necessárias, e o pouco vira muito se cada um fizer.O mundo precisa se concientizar e começar a agir. 4ETC Nayara Nary D. C.

    ResponderExcluir
  17. eu acho que não da pra coserta isso por que o aquecimento n~~ao da pra fase isso . jean 4eta

    ResponderExcluir
  18. Se cada um fazer a tua parte o planeta melhora muito.particularmnte nao acho que vai muda nada puliticos nao tao nem ai pra natureza e o bem do planeta. Leonardo 4 et A.

    ResponderExcluir
  19. Em Primeiro lugar nao acho que tem jeito porque a poluicao esta cada vez mais grane devidos muitos veiculo no pais provocando toda esta poluicao sem fala na populacao pobre que vivem nas favelas sofrendo com a pobresas e os incedios costatimente.. briner 4Eta

    ResponderExcluir
  20. o efeito estufa esta extremamente abalado . e em fim o que nos resta é nos precaver para esta preparado para tudo isso que pode açonteçer em fim é muito triste tudo isso

    ResponderExcluir
  21. sim,se cada um fizer sua parte e levar isso a serio acredito que teremos um mundo melhor. 4etc paul

    ResponderExcluir
  22. mais de 100,milhoes de pessoas vao morrer devido ao aquecimento global,devido a poluição do ar fome,doenças,com o
    resultado das mudanças climáticas
    nome;
    simone 58
    N0orelli 34
    4etA

    ResponderExcluir
  23. em primeiro lugar eu acho que as pessoas deveriam ter conciencia tudo que fazem , para prejudicar o nosso planeta , não jogar lixo nas ruas ,não joga lixo fora da janelas do onibus etc...
    nome: luis 4etc a

    ResponderExcluir
  24. eu acho queo tempo esta muito ruim muita poluição acaba
    com a saude das pessoas
    aparecida eliane elizabet lucidalva bruna domingues eta
    4eta

    ResponderExcluir
  25. em primeiro lugar eu acho que as pessoas deveriam ter
    conciencia tudo que fazem, para prejudicar o nosso planeta,
    não jogar lixo nas ruas, não jogar lixo fora da janela do onibus etc
    APARECIDA,ELISABET,LUCIDALVA E ELIANE 4ETAPA A

    ResponderExcluir